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quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Oi TV lança gravação pelo pendrive, VOD e TV everywhere


Oi TV lança gravação pelo pendrive, VOD e TV everywhere



Com um serviço de DTH chegando com usuários ativos a mais de 4,8 mil municípios brasileiros, a Oi continua apostando na oferta combinada de serviços de telefonia fixa, móvel, banda larga e TV por assinatura, o quad-play, para conseguir o que chama de turn-around operacional, numa estrutura mais enxuta e eficiente. E a TV é o carro-chefe dessa estratégia, responsável por reduzir em 50% o churn da Oi, de acordo com o diretor de varejo da Oi, Bernardo Winik, em entrevista concedida na ABTA 2015, que acontece esta semana, em São Paulo.

Para reforçar o produto de TV, a Oi anunciou nesta quarta, 5, durante a ABTA 2015, a sua plataforma de TV Everywhere, a Oi Play, a extensão do serviço de gravação para as caixas mais simples da OiTV com a utilização de um pendrive, o Pen-VR, e ainda a possibilidade de realizar compras no serviço on-demand da operadora. "Já tínhamos a melhor oferta de TV do mercado, com o maior números de canais HD a partir do pacote de entrada e exclusividade da transmissão da Globo em HD direto do satélite em mais de 3 mil municípios, mas a dinâmica do mercado agora é não-linear, e precisávamos do on-demand", avalia o diretor de varejo da Oi, Bernardo Winik.

TV Everywhere

A plataforma Oi Play será disponibilizada em três fases. A primeira é, na verdade, a possibilidade de autenticação nas plataformas de TV Everywhere dos próprios canais. Os assinantes da Oi TV poderão acessar os conteúdos de 30 canais lineares, com conteúdo ao vivo e on-demand acessando os sites das programadoras pelo computador ou por meio de 11 aplicativos para tablets e smartphones. São eles: Telecine Play, Globosat Play, Premier Play (PFC), ESPN Watch, Esporte Interativo, Sexy Hot Go, Fox Play, Cartoon Go, TNT Go, Space Go e Combate Play. O assinante, a partir de hoje, terá acesso gratuito a esses conteúdos, desde que os canais já façam parte de seu pacote.

A Oi prepara também um portal do Oi Play que terá curadoria de conteúdo, segmentação por gênero, canal e audiência, com expectativa de lançamento para outubro, onde serão ofertados os mesmos conteúdos dos aplicativos.

A terceira etapa é trazer o portal do Oi Play para dentro do set-top box da Oi TV, que funcionaria também como catch-up, revela o diretor da operadora de DTH, Ariel Dascal. "A ideia é ter os conteúdos dos canais também no formato on-demand para que o assinante possa ver diretamente na televisão, mas isso vai exigir que a caixa (set-top box) esteja conectada à banda larga", conta. Segundo Dascal, a expectativa da Oi é lançar o Oi Play nos set-tops no primeiro trimestre de 2016.

Gravador

A função de gravação de programas da Oi TV também já está disponível para toda a base de assinantes, mesmo para aqueles que não têm uma caixa com DVR integrado. Basta conectar um pendrive de pelo menos 8 GB de capacidade na caixa mais simples para poder gravar programação da grade, dar pausa ao vivo, realizar agendamentos e acessar lista de conteúdos gravados.

Interessante notar que a caixa simples da Oi TV custa R$ 10 mensais para o assinante (independente do plano), enquanto a caixa com DVR tem custo mensal de R$ 20.

PPV e VOD

Já o pay-per-view (PPV) para aluguel de filmes da operadora, o Oi Filmes, ganhará a partir de novembro a opção compra pelo controle remoto. Mas funcionará apenas para as caixas que estiverem conectadas à Internet – a TV via satélite precisa de um canal de retorno para validar as compras pelo controle remoto.

O diretor da Oi TV, entretanto, destaca que isso não será um problema. "Hoje praticamente 70% da nossa base de TV (cerca de 1,2 milhão de assinantes) têm banda larga da Oi em casa e 20% dos clientes têm o modem ao lado da caixa de TV", calcula. "Essa venda conjunta é muito interessante porque nos permite fidelizar o cliente e nos mostrar como fornecedores de tecnologia", disse Dascal sobre a venda de combo convergente ganha destaque na própria reestruturação da Oi. A ideia é treinar e capacitar os funcionários para a instalação conjunta de telefonia fixa, banda larga (Oi Velox) e TV paga. 

O Oi Filmes entrará também como um serviço de VOD, com uma janela de três meses da saída em cartaz nos cinemas. Os filmes são enviados pelo satélite e ficarão armazenados nas caixas com DVR da Oi. E esse serviço não precisará de uma caixa conectada. "Se a caixa estiver conectada, o cliente poderá comprar pelo controle remoto, se não, basta comprar pelo telefone", explica Dascal. A caixa com DVR armazena 30 filmes e a Oi também trabalha para liberar a compra de filmes através de mensagem SMS do celular.


OTT's


OTTs, em especial a Netflix, não assustam. Segundo dados da Oi, até o momento, as desconexões não aconteceram por conta de uma troca para esse tipo de serviço. "Concordo com os dados apresentados pelo Amos (presidente da Vivo) que, nos Estados Unidos, 84% da população têm TV paga e Netflix. Aqui não será diferente", reforçou Winik. Uma possível parceria com as OTTs não está descartada na programação, mas o diretor da Oi reforçou o discurso do setor: é preciso que aconteça a assimetria para que os investimentos não fiquem apenas sob a responsabilidade das operadoras de telecomunicações.

Embora o presidente da Oi, Bayard Gontijo, não tenha revelado maiores detalhes sobre a oferta do serviço pré-pago da TV paga, Winik adiantou que o produto está sendo formatado e será lançado ainda em 2015. Ele garantiu que a programação será igual a do serviço tradicional. "Não vamos mudar nada. A ideia é usar a nssa força de 350 mil estabelecimentos especializados em recarga para a telefonia móvel e usa-los para vender TV também", completou Winik.

Na ABTA 2015, a operadora também apresentou o Pen VR, serviço que permite a gravação do conteúdo dos canais através de pen drive com memória de 8 Gb, conectado à entrada USB do set up box da Oi TV. O Pen VR, segundo a Oi tem lançamento previsto para novembro, oferece também as funcionalidades de Live Pause, agendamento de gravação, gravação de série/episódio e lista de conteúdos gravados. "O assinante poderá usar qualquer pen drive habilitado por nós e os nomes estarão no nosso site. A Oi não vai vender esse produto e o pen drive só vai funcionar no conversor habilitado", explicou Dascal.

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